Existe um Prouni para pós graduação? Saiba como fazer a sua no Brasil

Classificação mundial da produção científica mostra Brasil em 13º lugar desde 2008 . Esta melhoria na ciência brasileira não se vê apenas em termos de quantidade de artigos publicados em revistas por análise interpares,  mas também em qualidade com a pesquisa brasileira sendo publicado em revistas como Nature, PNAS, Science, entre outros, em todas as áreas de pesquisa. O avanço em a ciência registada nos últimos anos tem contribuído para uma maior procura por parte de estudantes internacionais e investigadores de pós-graduação, bem como
integração com grupos de pesquisa brasileiros e rede criação a nível internacional. O Brasil também mostra um contexto étnico, cultural e ambiental diversificado, que oferece atrações adicionais para estudantes estrangeiros e os programas de pós-graduação de pesquisa de excelência.

Mas se você quer fazer parte da comunidade científica no Brasil precisará ralar muito mais do que imagina a partir de 2018. Afinal, com os cortes da capes não há nenhum programa de graduação ou pós graduação que se assemelhe ao Prouni (Programa Universidade para Todos) que é um dos principais em termos de financiamento de bolsas estudantis para estudantes de baixa renda. Quem se candidata verifica o resultado em resultadoprouni2019.com.br e entrega a documentação para começar a estudar. Mas esse processo não promete ser tão simples para quem está pensando em continuar a pós-graduação.

Programas de pós graduação no Brasil

Todos os programas de pós-graduação no Brasil são avaliados a cada quatro anos pela Agência Federal Brasileira para Educação Pós-Graduação( CAPES), em parceria com a comunidade acadêmica e científica. Aqueles que receber uma pontuação de 6 ou 7 são considerados de excelente qualidade tanto a nível nacional como internacional. Em prática, isto significa produção científica com forte inserção nas camadas superiores das revistas científicas (estatuto concedido às publicações a sua excelência pela comunidade científica), e prêmios internacionais, intercâmbio de investigadores e professores entre instituições líderes em suas áreas do conhecimento, internacionalização da sua investigação projetos, faculdade com um elevado nível de educação e experiência, uma estrutura concebida para atender necessidades de investigação, incluindo normas internacionais infra-estruturas e um elevado grau de inserção social.

Existem 3678 programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) no Brasil, dos quais 416 receberam o máximo valorizando a riqueza cultural e a diversidade, a excelência programas classificados 6 e 7 estão presentes em todas as regiões de o país e todas as áreas do conhecimento, da arte à biotecnologia, da astronomia à administração, da economia à medicina, ciências ambientais para engenharia.

Diversidade

Significa que o estudante procura um stricto sensu o programa de pós-graduação no Brasil pode facilmente identificar o área em que deseja aprofundar os seus conhecimentos e contribuir para a construção da ciência.