O que é e como funciona o IPVA GO? Saiba mais!

Tem dúvidas sobre a data do pagamento do IPVA GO? Neste artigo reunimos todas as informações necessárias para você entender mais sobre a aplicação deste imposto, onde pagar, alíquotas e muito mais. Continue lendo e conheça todos os detalhes do IPVA GO.

    1. O que é e como funciona o IPVA GO?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA GO, é um tributo que deve ser pago todo início de ano por donos de carros, motos, caminhões, ônibus, vans e demais veículos terrestres com até 15 anos de idade, contados da data de fabricação. Veja aqui como funciona o Renavam GO 2021.

Esse imposto começa a ser pago sempre em janeiro e a arrecadação do mesmo é de competência do Governo Estadual. No caso do IPVA GO, o governo goiano fica responsável pelo seu recolhimento.

50% do valor arrecadado é destinado ao município ao qual o carro está emplacado. O restante não se destina apenas a melhorias relacionadas ao transporte, mas a diversas áreas, o que inclui saúde, educação, segurança e muito mais.

O tributo, em alguns casos, pode ser parcelado em até três vezes. O seu não pagamento na data estipulada pode resultar na cobrança de juros, multa, havendo a possibilidade, inclusive, da inserção do nome do devedor na divida ativa.

    1. Consultar IPVA GO

Em Goiás, o boleto para pagamento do IPVA GO é enviado para a casa do contribuinte. O Detran GO alerta para que os proprietários não caiam em golpe, pagando boletos falsos que também estão sendo enviados para confundir o cidadão.

Segundo o órgão, o proprietário do veículo deve ficar atento aos detalhes constantes no boleto, como por exemplo, os dados do veículo, a logomarca do Detran e se o banco é a Caixa Econômica Federal.

Quem tem dúvidas sobre a autenticidade do documento recebido, pode gerar o documento por meio do site do Detran, pelo aplicativo ou em uma unidade Vapt Vupt.

Para consultar e emitir o boleto por meio do site do Detran é simples, basta estar com o documento do veículo em mãos e seguir as seguintes etapas.

  1. Acesse o site do Detran pelo endereço: https://www.detran.go.gov.br/psw/#/pages/conteudo/consulta-veiculo;

  2. Com o documento em mãos, busque pelo número da placa e do renavam;

  3. Insira os dados no site e selecione a caixa onde tem “eu não sou um robô”, em seguida clique em consultar;

  4. Serão apresentados todos os boletos de pagamento para o veículo em questão;

  5. Agora é só imprimir o boleto do IPVA GO!

    1. Calendário de pagamento do IPVA GO

Em Goiás, assim como na maioria dos estados brasileiros, a data de vencimento do IPVA é determinado pelo final da placa do veículo. Para entende-las, é preciso conhecer o calendário de pagamento disponibilizado pela Sefaz GO.

O pagamento do tributo pode ser feito em parcela única ou dividido em até três vezes. Carros com motor 1.0 e motos com até 125 cilindradas, possuem redução de 50% do valor.

Veja as datas para pagamento.

Final da placa

1ª parcela

2ª parcela

3ª parcela

1

30 de janeiro

27 de fevereiro

30 de março

2

5 de fevereiro

5 de março

6 de abril

3

2 de março

6 de abril

6 de maio

4

6 de abril

6 de maio

4 de junho

5

6 de maio

4 de junho

6 de julho

6

1º de junho

6 de julho

6 de agosto

7

6 de julho

6 de agosto

3 de setembro

8

6 de agosto

3 de setembro

6 de outubro

9

3 de setembro

6 de outubro

5 de novembro

0

30 de setembro

30 de outubro

30 de novembro

    1. Onde pagar o IPVA GO

Com o boleto em mãos, o mesmo pode ser pago em qualquer agência bancária do estado. Vale mencionar que o pagamento do tributo deve ser realizado sempre no dia do vencimento.

Caso o pagamento não possa ser realizado até as datas previstas no calendário, serão inclusas taxas, juros e multa ao débito, além da impossibilidade da realização do licenciamento do veículo.

    1. Alíquotas do IPVA GO

Alíquotas são percentuais aplicados sobre o valor venal do veículo e que vão definir o quanto de imposto o contribuinte deve pagar. Esses percentuais variam de acordo com o ano, tipo e características do veículo.

Em Goiás, as alíquotas podem ser de 1,25% a 3,75%.

  • 1,25% para ônibus, caminhões, micro-ônibus, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e cargas;

  • 3% para motocicletas e similares;

  • 3,45% para veículos utilitários;

  • 3,75% para veículos terrestres de passeio, veículos aéreos, aquáticos e os demais não listados.

    1. Como entrar em contato com o Detran GO

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Goiás – Detran GO, é o órgão responsável pela aplicação da legislação de trânsito em território estadual e tem como missão promover um trânsito seguro e humanizado, com foco na educação e preservação da vida.

Você pode entrar em contato com o órgão para esclarecer dúvidas sobre assuntos como licenciamento, IPVA ou DPVAT através dos meios abaixo:

  • Endereço: Av. Eng. Atílio Correia Lima, Nº. 1875, Cidade Jardim, Goiânia/GO.

  • Telefones: 154 ou (62) 3269-8800;

  • Site: https://www.detran.go.gov.br/.

    1. Conclusão

Agora que você já tem as informações necessárias para o pagamento do IPVA GO, você já pode imprimir ou solicitar o carnê de pagamento e realizá-lo em qualquer correspondente bancário.

Atente-se para as datas mencionadas e não esqueça de pagar o imposto no prazo estipulado, evitando assim, maiores dores de cabeça. Qualquer dúvida relacionada ao tema pode ser esclarecida no departamento de trânsito estadual Obrigado pela leitura e até a próxima!