3 dicas de estudo para o vestibular que vão te fazer passar nas provas

Estudar corretamente para aproveitar ao máximo as horas que dedica a esta tarefa é possível. Se você está se preparando para época de vestibulares saiba que a forma com que você conduz os seus estudos pode ser determinante para a provação em uma universidade, ainda mais no Brasil onde a concorrência é exponencial a cada ano.

Segue abaixo algumas dicas importantes que você pode seguir par conseguir tirar a melhor nota nos vestibulares e assim conseguir o privilégio de escolher onde quer estudar!

dicas para estudar para o vestibular

Nada de memorizações

Você é das pessoas que memorizam tudo? Erro. Temos que comunicar que esta não é a melhor maneira de levar adiante seus estudos. Não queremos dizer que este hábito não funcione, mas você deve saber que existem outras técnicas que podem ajudá-lo a otimizar muito melhor o seu aprendizado.

Outro ponto importante para estudar corretamente o modo de enfrentar a matéria. Na hora de interiorizar os conteúdos, por favor, não se torne um papagaio! Não se contendas em memorizar tudo de ‘pe a pa’, repetindo uma e mil vezes os apontamentos. Lança mão da memória mnemônico, realiza esquemas em sua cabeça e búscale sentido para aquilo que está a tentar compreender.  É muito melhor a usa capacidade de memorização se você tiver uma atitude de ir pesquisando e buscando uma aplicação lógica a matéria que você quer memorizar.

Tenha uma atitude ativa

Se você tem intenção de estudar corretamente, esqueça de ir para a aula, como mero ouvinte. Tenha uma atitude ativa. Tomar notas de tudo aquilo que diga o docente e achar interessante para entender a matéria. Embora pareça uma tarefa pesada, esta técnica é boa para reduzir as horas de estudo. Por quê? Porque enquanto você toma nota, você está atento ou atenta às informações que recebe e, além disso, se esforça para sintetizar a informação em seus apontamentos.

Sem compulsões

Diga ‘não’ a compulsão antes dos exames. São contraproducentes, por isso, descansa e dorme as horas que você precisa de seu corpo para estar bem! Se quiser manter uma informação a longo prazo, tenha em conta que o seu cérebro precisa processar aquilo que você colocou nele e isso acontece quando dormimos. Assim que… notas! Estuda, mas descansa para processar tudo o que foi aprendido.

Seja rigoroso ou rigorosa com o seu planejamento. Realiza estudo com descanso. Se você tem vários exames em uma mesma semana, vá alternando umas e outras disciplinas. O cérebro custa asimiliar conteúdos muito parecidos, então tente espaçar as disciplinas que abordam temáticas semelhantes.

E… antes de fazer o exame o teste-se você! Teste para ver como estás com a disciplina. Embora não se acredite, isso servirá para reforçar os conteúdos que você mais frouxos e para fazer um repasso prático de tudo o que tem aprendido.