As mudanças para o polonês nos séculos XX – História

Parecia que tudo estava indo muito bem para os poloneses que vivem no Brasil, mas então algo inesperado aconteceu. A lei introduzida em 26.8.1939 apenas alguns dias antes do início da Segunda Guerra Mundial colocou muitas proibições sobre os estrangeiros que vivem no Brasil.

A principal razão para este ato foi o poder crescente dos imigrantes alemães no sul do país. Para evitar que o seu poder de aumentar ainda mais, daquele dia em diante, o governo Brasileiro tornou obrigatória para as crianças a aprender nas escolas tudo em português, bem como aprender sobre a história e a geografia do país. O mesmo se refere ao uso das línguas maternas nas igrejas, em lugares públicos ou durante o serviço militar. Tratava-se de criar uma consciência nacional única.

O impacto natural disso foi que os descendentes poloneses que já não viviam na Polônia por tantos anos, muitas vezes já nascidos no Brasil, começaram a esquecer suas origens e sua cultura.

O Papa Karol Wojtyla

Uma grande mudança aconteceu depois que Karol Wojtyla da Polônia se tornou o chefe da Igreja Cristã. Desde sua eleição pode ser observado um despertar do Espírito Polonês entre os descendentes de imigrantes, a busca por suas raízes, bem como a apreciação das culturas, tradições e costumes poloneses.

Hoje Em Dia, Curitiba

Se você viajar hoje em dia para a região do Paraná, verá muita influência polonesa. Por causa de um grande número de pessoas com origens polonesas você pode observar muitos edifícios seguindo o estilo de arquitetura Polonês, você pode experimentar cozinha polonesa (como pierogis, Zurek etc) ou participar de atividades tradicionais, como performances de dança ou Missa de Páscoa. A cidade é também a localização do Consulado Polonês no Brasil e em algumas universidades há a possibilidade de ter aulas de língua polonesa.

 

Descendentes poloneses têm contribuído para o desenvolvimento da economia brasileira por muitos anos, ao mesmo tempo em que ensinam aos brasileiros sobre a cultura polonesa. Curitiba é considerada uma das cidades mais desenvolvidas do País de origem e como conclusão pode-se dizer com certeza… imigrantes contribuíram para este status.